Coluna Esplanada 3mf57
Os votos do PDT 2y504j
724s2v

Além de não encontrar quem queira assumir o mega pepino da Previdência, o presidente Lula da Silva segura Carlos Lupi no ministério por questões de governabilidade. Não é hora de perder votos preciosos, diante de um Congresso ainda com fortes nomes bolsonaristas. Lula precisa do apoio do PDT, o partido mais fiel da base nas votações de pautas do Governo depois do PT. São 17 deputados e três senadores. Pedir um nome ao partido para substituir Lupi é tiro no pé, porque o ministro controla a bancada e a legenda desde a morte de Leonel Brizola. Lupi trabalhou estes anos todos consolidando seu poder na presidência da sigla e elegendo delegados afinados com sua agenda, saindo-se eleito presidente nas convenções. Lupi é o manda-chuva da legenda e não há plano B. A não ser que Lula queira correr o risco de tirar o partido da Previdência. A pasta lida com um eleitor que, a despeito da não obrigatoriedade do voto, faz questão de votar: o aposentado. Daí o tamanho da crise para Lula e os mandatários do PDT.
Canta, ministra!
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, deve ser ouvida hoje, se aparecer, em audiência na Câmara dos Deputados, promovida pelas Comissões de Cultura e de Fiscalização Financeira e Controle. Para explicar os cachês que recebeu como cantora em shows no Carnaval de 2025 em capitais do Nordeste. Além de denúncias envolvendo o Programa Nacional de Comitês de Cultura.
Mineirada no Japão
No início de junho, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, irá a Osaka, no Japão, com dezenas de grandes empresários do Estado, muitos membros da Federação das Indústrias de Minas. Osaka, 2ª maior cidade da terra do sol nascente, sedia até 13 de outubro a EXPO 2025, uma das maiores feiras do planeta.
Velozes e... multados
O excesso de velocidade é a principal causa de multas para motoristas de Brasília, com 51% das infrações. Os dados, coletados pela Zapay, analisaram mais de 800 mil multas entre janeiro de 2023 e março deste ano. O levantamento também apontou uma alta no número de infrações relacionadas à circulação irregular (13,4%) e documentação (22%).
Papo de caciques
Mario Negromonte, ex-deputado federal e pai do deputado Negromonte Júnior (PP-BA), ou por Brasília em busca de um acordo com o deputado João Leão (PP-BA), seu atual desafeto – antes chegaram a dividir o apartamento funcional. Negromonte quer continuar alinhado ao governador Jerônimo (PT), enquanto Leão não quer: seu filho Caca Leão é secretário de Governo da Prefeitura de Salvador, do carlista Bruno Reis.
Que aumigo!
Na quarta-feira ada (23) a Câmara realizou sessão para discutir os maus tratos aos animais e três cães participaram do evento – um labrador, um pastor alemão e uma pastora malinois. De acordo com um deputado presente, “esta Casa seria muito melhor se tivéssemos mais destes por aqui”.
ESPLANADEIRA
#Oxy Rackets anuncia patrocínio de nove jovens do Beach Tennis brasileiro. #Denis Santini, CEO da CommUnit, comanda hoje evento para franqueados em BH. #Holding SM lança MBA em parceria com o Instituto Brasileiro de Consultoria. #Delfia será patrocinadora institucional do MASP até março de 2026. #MV se apresenta hoje no Web Summit Rio inteligência artificial aplicada à saúde. #Messer Gases atinge marca de € 4,5 bilhões em vendas globais em 2024.

Coluna Esplanada 3mf57
Sobre 3g5w1a
A Coluna Esplanada foi lançada em Dezembro de 2011 com o objetivo de levar aos jornais das capitais e do interior as notícias mais relevantes do Legislativo, Judiciário e Executivo, além do Mercado.
Sobre o autor: m4v6d
Leandro Mazzini, começou a carreira jornalística em 1996. É graduado em Comunicação Social pela FACHA, do Rio de Janeiro, e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. A partir de 2000, ou por ‘Jornal do Brasil’, ‘Agência Rio de Notícias’, ‘Correio do Brasil’, ‘Gazeta Mercantil’ e outros veículos.
Assinou o Informe JB de 2007 a 2011, e também foi colunista da Gazeta. Entre 2009 e 2014 apresentou os programas ‘Frente a Frente’ e ‘Tribuna Independente’ (ao vivo) na REDEVIDA de Televisão, em rede, foi comentarista político do telejornal da Vida, na mesma emissora e foi comentarista da Rede Mais/Record TV em MG.
Em 2011, lançou a ‘Coluna Esplanada’, reproduzida hoje em mais de 54 jornais de 25 capitais. Foi colunista dos portais ‘UOL’ e ‘iG’. Conta com equipe em Brasília, e correspondentes no Rio, Salvador e São Paulo. É também comentarista das rádios ‘Super TUPI’, do Rio, e 'Muriaé' FM. Leandro Mazzini, com Walmor Parente, Carol Purificação e Ariston Camilo.