Roteiro cultural 64706
Salão Internacional de Arte Contemporânea de Alagoas abre 6ª edição 2v1459
Abertura será no dia 1º de julho, às 20h, na Galeria de Artes do Complexo Cultural Teatro Deodoro; edição homenageia a Semana de Arte Moderna de 1922 1p625r

A abertura do Salão de Arte Contemporânea de Alagoas, SACA, será realizada na próxima sexta-feira, 1º de julho, às 20h, na Galeria de Artes do Complexo Cultural Teatro Deodoro. A 6ª edição do projeto comemora o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e faz uma homenagem ao artista Dydha Lyra. A mostra fica em cartaz até o dia 30 de julho e a entrada é gratuita. Mais de 40 obras vão ocupar os dois pisos da Galeria. O público poderá ver diversas linguagens das artes visuais: desenho, fotografia de arte, escultura, grafite, instalação, designer e pintura. O Salão vai traçar uma radiografia do que é a arte contemporânea alagoana. O público terá o a manifestações artísticas com inspirações no folclore, na música, no cinema e no teatro.
“O SACA é um parceiro de longa data; tão longa que está conosco desde a inauguração do prédio. Somos movidos pela arte, por isso, ter uma exposição tão plural como essa representa um deleite para nós e para o público, que, com certeza ,vai ficar encantado com todas as obras. O Salão é uma celebração à arte contemporânea”, destaca Sheila Maluf, diretora-presidente da Diteal.

A curadoria geral do evento é do produtor e artista cultural Fredy Correia. Ele assina o projeto com a artista visual Ana Cahú. Além da exposição, o SACA vai promover duas palestras - uma sobre dança e outra sobre artes visuais - abordando a importância do movimento modernista no Brasil e seu legado para a arte alagoana. Também estão programadas ações formativas, como oficinas sobre papel machê, pintura e coco de roda.
“O Salão é o mais importante das artes visuais no estado e vem como um respiro depois de todo esse processo sem eventos culturais desse segmento. Esse ano, o Salão comemora o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o ponto alto do movimento modernista brasileiro. A Semana é considerada um dos maiores eventos das artes plásticas no Brasil. Ela provocou uma ruptura nacional em diversas frentes. Por isso, estamos comemorando o seu centenário”, ressalta Fredy Correia.
Na mostra, será retratado o legado do Modernismo em Alagoas e as contribuições para a arte brasileira em geral. O curador ainda explica que a maior contribuição do movimento foi a abertura para diferentes vertentes artísticas e o reconhecimento do trabalho desenvolvido por mulheres e negros. “Toda essa democratização foi possível a partir desse rompimento com o ‘academicismo’ vigente e toda a formalidade europeia que nós sempre copiávamos, como se antes não tivéssemos essa identidade brasileira que vem da musicalidade, da herança negra, indígena; que é a nossa formação cultural. Agora podemos ver a arte sendo produzida e consumida em todos os cantos de forma democrática, dentro e fora dos grandes salões”.
Diferente das edições anteriores, este ano não houve a possibilidade de se fazer um edital para a participação dos artistas, já que a exposição foi adiantada. “Convidamos os artistas. Isso nos permitiu fazer esse trabalho de garimpo, descobrir artistas novos de primeira exposição, mas com um trabalho muito bom e que chamou a nossa atenção, assim como artistas de 50 ou 60 anos de arte, todos juntos”, explica Fredy.
Homenagem
Todos os anos, o evento homenageia um artista. O escolhido da edição de 2022 é Dydha Lyra, de São José da Laje, pela sua contribuição no canto, na poesia e nas artes visuais. Serão expostos alguns de seus trabalhos e um pouco da sua trajetória será contada no Salão.
“É sempre muito bom receber esse reconhecimento do SACA, porque são anos e anos dedicados às artes. Pessoas já aram pela minha orientação, tornaram-se profissionais e é uma sensação muito boa. Eu espero que o grande público compareça e prestigie. Eu gostaria de agradecer a todos pelo reconhecimento público da minha arte”, comemora Lyra.
O Salão também vai entregar, no próximo dia 15 de julho, o Prêmio Fernando Lopes de Arte. Ao todo, serão entregues seis prêmios para diversas personalidades que têm relevância no cenário cultural alagoano.
“Com muita satisfação a Diteal recebe mais uma edição do SACA, uma realização do produtor, curador e artista Fredy Correia, que conta com a parceria de Ana Cahú na curadoria, o que é garantia de uma exposição diversificada e de extrema qualidade, prestigiando uma vasta gama de artistas visuais alagoanos de estilos e técnicas variadas, e de diversas gerações, oportunizando para a população e aos turistas uma rica inserção no mundo das artes local, numa das mais importantes exposições coletivas que já faz parte da grade artística e cultural de Alagoas. Um momento importante para reconhecer e prestigiar nossa identidade criativa. Durante a permanência do SACA, também acontecerão várias ações paralelas prestigiando outros segmentos da produção local, ou seja, uma iniciativa que merece toda nossa atenção e participação, sem dúvidas, mais um grande momento de ocupação da Galeria de Artes Visuais do Teatro Deodoro”, destaca Alexandre Holanda, gerente artístico-cultural da Diteal.
Sobre o SACA
O Salão de Arte Contemporânea de Alagoas - SACA iniciou suas atividades em 2014, idealizado por Fredy Correia. Uma parceria da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, Diteal, com a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas, Secult, culminou com uma série de atividades e uma delas foi a inauguração da Galeria de Artes do Complexo Cultural Teatro Deodoro - ao todo, o evento reuniu 74 artistas alagoanos.
Ao longo do tempo, o SACA cresceu e a partir da 3ª edição ganhou status de internacional, porque apresentou um intercâmbio entre artistas de Alagoas, de outros estados do Brasil e de estrangeiros radicados no país. Na 4ª edição, contou com obras vindas da Itália, de Portugal e da Alemanha. Na 5ª edição, o Salão abriu edital para artistas de qualquer nacionalidade.
A exposição ficará aberta até o dia 30 de julho e a entrada é gratuita. A Galeria funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h, e aos domingos e feriados das 14h às 17h. Agendamento de escolas e instituições sociais: (82) 3315-5660/ 98884-6885 ou pelo e-mail: [email protected]. Os dias de visitas guiadas são as terças e quintas, 10h, 11h, 14h e 15h.
Serviço
O que: Salão de Arte Contemporânea de Alagoas - SACA
Data: Abertura será no dia 1º de julho
Horário: Às 20h
Local: Galeria de Artes do Complexo Cultural Teatro Deodoro
Entrada gratuita.
Mais lidas 202b6o
-
1Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série? 5a456y
-
2Maceió
Igreja processa padre suspeito de desviar R$ 3 milhões de projetos 5y1p6w
-
3Ele não vale nada!
Quem é o pai de Sofia em Dona de Mim? Vilão entra em cena nos próximos capítulos da trama 1i6e5i
-
4'Vale a Pena Ver de Novo'
Vilão intenso e revoltado! Como Alexandre morre em 'A Viagem'? 2j124h
-
5Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote 1d6kt