Roteiro cultural 64706
O Cavaquinho de Waldir Azevedo por Salomão Miranda: um tributo emocionante à alma do choro brasileiro 241v58
Espetáculo gratuito propõe releitura contemporânea do legado de Waldir Azevedo com foco na valorização do cavaquinho 5n5a5n

O Arte Pajuçara será palco de uma tarde que promete tocar fundo o coração dos amantes da música brasileira. No próximo dia 31, a partir das 17h, será apresentado o projeto "O Cavaquinho de Waldir Azevedo por Salomão Miranda", um espetáculo que ultraa os limites do som para mergulhar na essência da memória, da paixão e da arte.
Idealizado pelo músico e professor Salomão Miranda, o projeto é um verdadeiro ato de amor ao cavaquinho e ao maior mestre que esse instrumento já conheceu: Waldir Azevedo. Salomão, nascido em Garanhuns, Pernambuco, e radicado há 20 anos em Maceió, desde criança carrega consigo um encantamento profundo pela música brasileira. Foi ainda garoto, na era do vinil e das fitas K7, que descobriu os tesouros musicais de Waldir. "Cada música dele era uma joia rara. Repetia o lado A, depois o B, com reverência. Era como garimpar magia", lembra emocionado.
Hoje, com LPs raros guardados como relíquias, Salomão realiza um sonho: homenagear aquele que elevou o cavaquinho a um lugar de protagonismo. Waldir transformou o que antes era instrumento de apoio em estrela de palco. “Ele é insuperável”, diz Salomão, que também toca violão, teclado, flauta doce e instrumentos de percussão. Para ele, todo cavaquinista que deseja tocar choro deve, obrigatoriamente, ar pela escola Waldir Azevedo.
O Cavaquinho de Waldir Azevedo por Salomão Miranda tem a produção da Horizonte Produções e é um projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc, via Secretaria Estadual da Cultura (Secult), fruto de meses de dedicação, selecionando, estudando e ensaiando um lindo repertório. E não faltarão clássicos como Pedacinhos do Céu, Delicado, Brasileirinho e Carioquinha.
Não será apenas um show musical, ressalta Salomão. “Haverá contextualização, histórias e curiosidades emocionantes, como a de "Delicado", que virou sucesso internacional e que Waldir teve a surpresa de ouvir tocando numa caixinha de música durante uma turnê no Oriente Médio. Ou ainda a ternura de "Pedacinhos do Céu", feita para suas filhas — uma música que, ao ser ouvida, traz à tona todo o afeto que ele depositava em suas composições”.
Acompanhando o cavaquinho de Salomão, estarão o violão de sete cordas de Gustavo Lavz e a percussão de Cristiano Felix, o experiente trio de músicos brindará os ouvintes com arranjos e nuances novas às músicas de Waldir.
Além do show em Maceió, dia 31 de maio, o projeto também inclui a cidade de Penedo com um show e uma oficina sobre o cavaquinho, com foco em suas características técnicas, sua trajetória histórica e seu papel no choro brasileiro. A oficina será aberta a músicos, pesquisadores e curiosos, como parte do compromisso de preservar e difundir esse patrimônio cultural. Para Salomão Miranda, esse projeto representa mais do que uma apresentação. É um mergulho pessoal em suas raízes, nas memórias familiares repletas de música, e na paixão que o acompanha desde menino. “É a concretização de um sonho e o início de uma jornada que terá continuidade: a segunda edição já está confirmada para acontecer em Penedo”.
No dia 31, o público pode esperar emoção, talento e um reencontro com a alma do choro. E, sobretudo, com a magia do cavaquinho de Waldir Azevedo, por meio da sensibilidade de um artista que faz da música sua vida.
SERVIÇO: 411mo
O Cavaquinho de Waldir Azevedo por Salomão Miranda
Data: 31 de Maio
Horário: 17 h
Local: Arte Pajuçara – Maceió
Entrada: Gratuita
Realização: Horizonte Produções, com apoio da Secult/AL – Lei Aldir Blanc – Ministério da Cultura
Mais lidas 202b6o
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote 1d6kt
-
2Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série? 5a456y
-
3Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas” 6ye4
-
4Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas 6l2a30
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia 333048