Turismo 2i165
Município de Porto Calvo possui atrações históricas e naturais 1hb1s
Cidade do Norte alagoano é conhecida também por ter sido também palco das batalhas entre os portugueses e holandeses 5l2w25

O município de Porto Calvo, região Norte de Alagoas, apesar de estar alguns quilômetros distante do litoral, mas parte integrante da Costa dos Corais, é conhecido por suas atrações históricas e naturais, tendo sido também palco das batalhas entre os portugueses e holandeses. A descoberta do forte de terra Bass, que ou a ser istrado pela prefeitura, é um monumento que foi construído pelos holandeses no século XVII e tem 40 metros de largura e 40 de comprimento, e fica às margens do rio Manguaba e o próprio rio, são as atrações que mais despertam interesse turístico.
Mas Porto Calvo carrega ainda a história de um dos personagens históricos mais importantes do Brasil colonial. Domingos Fernandes Calabar, o Calabar, que foi condenado à morte por ar informações de guerra dos portugueses para os holandeses. Tratado como traidor, alguns anos atrás um julgamento simbólico foi realizado à moda antiga no Tribunal de Justiça da cidade, onde foi absolvido do crime de lesa-pátria.
Outro forte apelo turístico são os eios pelo Rio Manguaba, que nasce no pé da Serra do Lino e escorre num curso que já era percorrido 400 anos atrás até o mar. Do porto do Varadouro, em Porto Calvo, até a Foz, entre Porto de Pedras e Japaratinga, são 42 km de águas navegáveis. No trecho que liga o município de Porto Calvo ao vizinho Porto de Pedras foram catalogados 12 portos criados à época das invasões holandesas na primeira metade do século 17.
Desde as ancestrais batalhas entre Portugal e Holanda nas águas do rio Manguaba, tais portos, embora desativados, continuam sendo chamados pelos antigos nomes por pessoas que conhecem a tradição do lugar. O primeiro local mapeado, em Porto Calvo, foi o Porto das Barcaças, que fica próximo ao histórico Moinho Manguaba, no antigo bairro do Varadouro. O último, o Porto de Pedras.
A paisagem de coqueirais, mata ciliar e mangues é de tirar o fôlego. O pôr do sol, quando visto do rio, pode ser comparado a um quadro, tamanha sua beleza e esplendor. E todas essas belezas já estão ao alcance do visitante, turista ou alagoano, com os eios organizados pelo Receptivo do Cobra, em parceria com a prefeitura de Porto Calvo. Os eios saem do Porto das Barcaças até o Porto das Pedras, na foz do Rio Manguaba, entre Japaratinga e Porto de Pedras, ando pelos 12 portos construídos ao longo do rio na época da colonização.
Alguns desses antigos portos são ótimos locais de visitação para quem deseja conhecer mais sobre a história da região. O primeiro é o Porto das Barcaças, em Porto Calvo. Já o Porto da Camboa, por exemplo, era o lugar onde grandes embarcações atracavam, muitas trazendo mantimentos aos soldados que acampavam nas proximidades da Ilha do Guedes e próximo ao Engenho do Estaleiro. Esses portos fazem parte do início do eio. Mas continuando a navegação pelo rio se pode encontrar outros portos, todos cercados por mata nativa e árvores centenárias.
Mas o eio pelo Rio Manguaba em si é uma aula de história. Mas além da possibilidade de conhecer o lado histórico da região, esse eio, feito em catamarã, pelo rio, tem o intuito de apreciar as belezas naturais. É ideal para amantes da história (explorando os sítios arqueológicos e os antigos portos), para os aventureiros (com trilhas pelas matas ciliares desfrutando da natureza exuberante) e famílias, para desfrutar de um eio de barco relaxante e seguro, aprendendo sobre a história do local e apreciando a beleza natural.
Mais lidas 202b6o
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote 1d6kt
-
2Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série? 5a456y
-
3Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas” 6ye4
-
4'Vale a Pena Ver de Novo'
Vilão intenso e revoltado! Como Alexandre morre em 'A Viagem'? 2j124h
-
5Samu
Mulher cai de altura de cinco metros no viaduto do Jacintinho 5g1j9