Cidades 5vo17
Chapa Outras Palavras vence a eleição para o Sindjornal 3v6763
Outras Palavras, liderada por Alexandre Lino, conquistou 75% dos votos válidos 5q138

A eleição do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) para a gestão 2023/2026 aconteceu nesta sexta-feira (16) e a apuração dos votos ocorreu durante a noite. Duas chapas disputavam a diretoria do sindicato: ‘Outras Palavras’, encabeçada pelo jornalista Alexandre Lino, e ‘Renovar e Conquistar Direitos’, encabeçada pelo jornalista Marcos Rolemberg. A chapa 1 (Outras Palavras) foi a grande vencedora da votação, conquistando 75% dos votos válidos, o que equivale a 184 votos, contra 25% da chapa ‘Renovar e Conquistar Direitos, equivalendo a 59 votos.
O novo presidente do Sindjornal, Alexandre Lino, discursou após a vitória e se comprometeu com todos os jornalistas do estado de Alagoas. “Quero agradecer a todos os jornalistas que votaram nesta eleição. A chapa Outras Palavras foi eleita com o voto de vocês. Quero agradecer mesmo. Foi uma campanha de resgate, de reconstrução. E vai ser assim, com o apoio de toda categoria, com o apoio de todos os ex-presidentes que construíram essa história. São pessoas valorosas que não desistiram nunca da luta”, disse o presidente do Sindjornal.
O presidente eleito do Sindjornal afirmou que o sindicato vai trabalhar pela unidade da categoria. “Vou falar à chapa Renovar e Conquistar Direitos: nós queremos o apoio de vocês para construir e para que a nossa sede volte a ser a nossa casa. Nós queremos o apoio de vocês para continuar na luta. Eu queria agradecer aos colegas de Arapiraca, pois nós vencemos a urna de Arapiraca. Eu vou estar em Arapiraca. Eu vou visitar o interior [de Alagoas]. Vou visitar Penedo, Palmeira, Coruripe, Delmiro, Maragogi, Viçosa. Onde tiver jornalista em Alagoas, a gente vai estar presente. E esse grupo não é só o Lino. Esse grupo tem muita gente”, afirmou o presidente do Sindjornal em discurso após a vitória.
Em abril ado, o ainda candidato à presidência do Sindjornal Alexandre Lino, da chapa “Outras Palavras”, disse à Tribuna que tomou a decisão de concorrer para garantir os direitos básicos dos jornalistas como categoria, além de atuar nos novos desafios da profissão.
“Tomei essa decisão conversando com muitos colegas nas últimas semanas e sem dúvidas entendo que temos uma missão de unificar nossa categoria. Participei ativamente da conquista recente que garantiu o piso salarial nas assessorias de imprensa do Governo de Alagoas. Essa ação me motivou ainda mais, pois serviu para mostrar a nossa capacidade de diálogo”, afirmou.
Eleição do sindicato foi remarcada
A eleição da nova diretoria do Sindjornal para a gestão 2023/2026 seria realizada no dia 5 de maio ado, porém foi suspensa pelo juiz da 3ª Vara do Trabalho, Edson Francoso. Ele acatou parcialmente o pedido de liminar impetrado pela chapa “Renovar e Reconquistar Direitos”, que teve sua inscrição indeferida nessa ocasião. De acordo com a decisão, a eleição foi suspensa pelo prazo de 30 dias.
Mais lidas 202b6o
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote 1d6kt
-
2Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série? 5a456y
-
3'Vale a Pena Ver de Novo'
Vilão intenso e revoltado! Como Alexandre morre em 'A Viagem'? 2j124h
-
4Maceió
Igreja processa padre suspeito de desviar R$ 3 milhões de projetos 5y1p6w
-
5Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas” 6ye4