Cidades 5vo17
Hemoal faz coleta externa de sangue no Pilar neste sábado 4t4365
Ação itinerante ocorre das 8h às 16h, na Escola Municipal Renato de Mendonça g1559

Em mais uma ação itinerante, com o objetivo de manter estabilizar o estoque de sangue para atender às maternidades e hospitais, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta externa de sangue no município do Pilar. A ação ocorre neste sábado (26), das 8h às 16h, na Escola Municipal Renato de Mendonça, situada na Rua Edite França, no bairro Chã do Pilar.
Para ser doadora, a pessoa deve ter entre 16 a 69 anos de idade, ter peso igual ou superior a 50 quilos, boa saúde e estar portando um documento de identificação com foto. É fundamental, ainda, seguir outros critérios, segundo o Ministério da Saúde (MS). Voluntários que já tiveram hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, Aids e sífilis, não podem realizar o procedimento.
Conforme a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes, há impedimentos temporários, também orientados pelo MS. “Para as pessoas que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, a doação de sangue é proibida pelo período de 12 meses”, salientou.
Os candidatos à doação de sangue também não podem ter ingerido alimentos gordurosos e nem bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. “É importante também ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior para se candidatar à doação voluntária de sangue”, orientou Verônica Guedes.
Repetir a Doação
Para repetir o procedimento, a assistente social explicou que o homem deve aguardar, no mínimo, dois meses, e a mulher, três meses. Ainda com relação à mulher, há impedimento para doar sangue apenas para as grávidas ou que estejam amamentando.
Pessoas que tenham sido infectadas pelo novo Coronavirus ficam impossibilitadas de doar sangue por 10 dias, contados após a recuperação. No caso do voluntário que apenas teve contato com pessoa infectada e nos sete dias subsequentes não apresentou os sintomas da Covid-19, a doação pode ocorrer sem nenhum problema.
Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, as coletas itinerantes do Hemoal são estratégias fundamentais para facilitar o o dos alagoanos à prática da doação de sangue. “Muitas pessoas não têm tempo de deslocar-se às Unidades do Hemoal e, por isso, as coletas externas possibilitam que as pessoas que trabalham em período integral, por exemplo, tenham a oportunidade de doar sangue”, ressaltou.
Mais lidas 202b6o
-
1Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série? 5a456y
-
2Maceió
Igreja processa padre suspeito de desviar R$ 3 milhões de projetos 5y1p6w
-
3Ele não vale nada!
Quem é o pai de Sofia em Dona de Mim? Vilão entra em cena nos próximos capítulos da trama 1i6e5i
-
4'Vale a Pena Ver de Novo'
Vilão intenso e revoltado! Como Alexandre morre em 'A Viagem'? 2j124h
-
5Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote 1d6kt