Cidades 5vo17

MPF verifica dificuldades de o público e ibilidade na Praia de Carro Quebrado 6w1742

Vistoria aponta dificuldades no o público e presença de estruturas fixas na areia da praia, contrariando decisão judicial 153w5a

Por Ascom MPF/AL 19/02/2025 17h59 - Atualizado em 20/02/2025 00h17
MPF verifica dificuldades de o público e ibilidade na Praia de Carro Quebrado
Praia de Carro Quebrado - Foto: Ascom MPF/AL

O Ministério Público Federal (MPF) realizou, na manhã desta quarta-feira (19), uma inspeção na Praia de Carro Quebrado, localizada entre os municípios de Barra de Santo Antônio e o do Camaragibe, no litoral norte de Alagoas. O objetivo foi avaliar as condições de o à praia, com foco no livre o aos usuários, à ibilidade e na preservação ambiental.

A vistoria foi conduzida pelo procurador da República Érico Gomes, membro do Núcleo de Meio Ambiente do MPF em Alagoas, e contou com a participação de representantes da Prefeitura Municipal da Barra de Santo Antônio, da Prefeitura de o de Camaragibe, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), da Fazenda Bela Vista e da Norte Empreendimento Turístico, empresa que opera na região.

Durante a inspeção, verificou-se que o o mais evidente à praia é feito pelo empreendimento turístico, que cobra uma taxa para a entrada de veículos motorizados. O o de pedestres e ciclistas é permitido sem cobrança. No entanto, o caminho público, que deveria ser uma alternativa livre para todos, está bloqueado a cerca de 600 metros da praia, em um trecho irregular e difícil de percorrer. Assim, na prática, o o mais viável ainda depende do pagamento ao empreendimento turístico.

(Foto: Ascom MPF/AL)

Também foi identificado que comerciantes instalaram barracas fixas na faixa de areia, desrespeitando uma decisão judicial que proíbe esse tipo de estrutura. A SPU orientou os comerciantes sobre as medidas que serão tomadas e a necessidade de remoção dessas barracas.

Encaminhamentos 483h6a

A Fazenda Bela Vista, que controla parte do o à praia, foi orientada a garantir que o caminho público seja realmente ível. Atualmente, existem dois os possíveis: um pelo mirante e outro sem sinalização e com infraestrutura precária. O MPF recomendou que ambos sejam adequados, com sinalização clara e melhorias como rampas e escadas para facilitar a agem de todos.

A empresa Norte Empreendimento Turístico também deverá promover melhorias na ibilidade do o pelo mirante.

A Prefeitura de Barra de Santo Antônio foi recomendada a sinalizar e divulgar melhor o o público, além de garantir a limpeza e manutenção do local, bem como instituir melhorias de ibilidade, em conjunto com os entes privados envolvidos na questão.

(Foto: Ascom MPF/AL)

As melhorias acima indicadas serão discutidas e formalizadas por intermédio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para avaliar e acompanhar sua implementação.

A inspeção foi realizada no âmbito do inquérito civil instaurado para investigar possíveis danos ambientais e denúncias sobre cobrança indevida para o o à Praia de Carro Quebrado.

O MPF seguirá acompanhando o caso para garantir que o o público à praia seja mantido sem barreiras e que as atividades na região respeitem a legislação ambiental.