Esportes 4x2x37

Neymar volta, mas CRB elimina Santos da Copa do Brasil nos pênaltis 2d2y6x

Craque santista criou boas chances para o Peixe, mas viu Matheus Albino segurar tudo e garantir o Galo de Campina nas oitavas da Copa do Brasil 641w48

Por Tribuna Hoje com Gazeta Esportiva 22/05/2025 23h55 - Atualizado em 23/05/2025 08h42
Neymar volta, mas CRB elimina Santos da Copa do Brasil nos pênaltis
CRB segue de pé na Copa do Brasil, enquanto o Santos caiu - Foto: Edilson Omena

Nem mesmo o retorno de Neymar foi suficiente para evitar a eliminação precoce do Santos na Copa do Brasil. Nesta quinta-feira (22), na partida de volta da terceira fase, o CRB derrotou o Peixe nos pênaltis, por 5x4, após empate sem gols no tempo regulamentar, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. No jogo de ida, as equipes empataram por 1x1.

O confronto marcou o retorno de Neymar aos gramados após mais de um mês afastado devido a uma lesão. A última partida do camisa 10 havia sido em 16 de abril. O craque entrou em campo 20 minutos do segundo tempo e criou boas oportunidades para paulistas, mas seus companheiros não conseguiram convertê-las em gols.

Na disputa de pênaltis, o ídolo alvinegro foi o primeiro a cobrar pelos visitantes e converteu sua cobrança. No entanto, Guilherme e Zé Ivaldo erraram, assumindo o papel de vilões.

O adversário do CRB na próxima fase da Copa do Brasil será definido por sorteio. A classificação gerou R$ 3,6 milhões para os cofres regatianos.

O Santos volta a jogar no domingo, enfrentando o Vitória pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será disputada no Barradão, em Salvador (BA), às 1830 (horário de Brasília). Já o CRB enfrentará o Botafogo-SP na segunda-feira, às 20 horas, pela nona rodada da Série B.

O jogo 3f321y

O primeiro tempo teve início em um ritmo lento no Estádio Rei Pelé. Mesmo atuando fora de casa, o Santos tentou avançar um pouco mais ao ataque, mas encontrou dificuldades em criar perigo. As únicas oportunidades foram em finalizações de Souza, ambas sem direção.

Por outro lado, o CRB assustou pela primeira vez aos 17 minutos. Thiaguinho aproveitou um rebote na entrada da área e soltou um chute forte, defendido com qualidade por Gabriel Brazão.

O Peixe reagiu logo depois. Barreal recebeu um excelente e Deivid Washington e ficou cara a cara com o goleiro. O argentino bateu por baixo, e fez Matheus Albino desviar para escanteio.

Ao s41 minutos, Danielzinho teve uma grande chance de abrir o placar. O meio-campista do Galo foi acionado com liberdade na ponta esquerda e finalizou cruzado. Atento, Gabriel Brazão evitou o gol.

A volta de Neymar 6b214n

Na reta final da partida, o goleiro do Santos continuou sendo acionado. Aos 10 minutos, Higor Meritão soltou uma bomba da entrada da área, obrigando o arqueiro a se esticar completamente para defender.

Por outro lado, os visitantes começaram a perder rendimento. O time de Cleber Xavier ou a enfrentar dificuldades para avançar ao ataque. Diante desse cenário, o treinador decidiu lançar sua principal arma: Neymar Jr.

Após mais de um mês afastado por conta de uma lesão muscular, o camisa 10 foi chamado para entrar aos 20 minutos do segundo tempo. E bastou um toque na bola para o craque exibir sua qualidade. Aos 22, ele encontrou um ótimo e para Souza, que finalizou, mas parou na defesa de Matheus Albino.

Na jogada seguinte, foi a vez de Thaciano receber um e açucarado e cabecear, mas o goleiro adversário evitou o gol. Aos 24, Guilherme dominou pela esquerda, cortou para o meio e buscou o ângulo, forçando Albino a uma defesa espetacular.

Aos 41 minutos, o CRB desperdiçou uma chance inacreditável. Neymar perdeu a bola no meio-campo, e Vinicius avançou pela direita antes de cruzar para Mikael, que, sozinho e com o gol aberto, mandou para fora.

O Santos respondeu pouco depois, mas Matheus Albino seguiu inspirado. Neymar gingou diante do zagueiro e finalizou rasteiro no canto, mas o goleiro conseguiu espalmar.

Com isso, a decisão foi para os pênaltis. O CRB levou a melhor, com Higor Meritão, Matheus Ribeiro, Segovia, Henri e Weverton convertendo suas cobranças, enquanto Fernando Henrique falhou. Pelo Santos, Neymar, Rincón, Tiquinho Soares e Bontempo marcaram, mas Guilherme e Zé Ivaldo desperdiçaram, selando a vitória dos donos da casa.

FICHA TÉCNICA 51l4y

CRB 0 (5) X (4) 0 SANTOS

Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)

Data: 22 de maio de 2025, quinta-feira

Horário: 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Ramon Abatti Abel

Assistentes: Alex dos Santos e Thiaggo Americano Labes

VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira

Cartões amarelos: Souza e Zé Ivaldo (Santos). Kallyel (CRB)

CRB: Matheus Albino; Weverton, Henri, Luis Segovia e Matheus Ribeiro; Higor Meritão, Danielzinho e Gegê (Lucas Kallyel); Douglas Baggio (Vinícius Nunes), Thiaguinho (Rafinha) e Breno Herculano (Mikael).

Técnico: Eduardo Barroca

SANTOS: Gabriel Brazão; Leo Godoy, Zé Ivaldo, Luan Peres e Souza (João Basso); Tomás Rincón, Zé Rafael (Bontempo) e Rollheiser (Neymar); Barreal (Thaciano), Deivid Washington (Tiquinho Soares) e Guilherme

Técnico: Cleber Xavier