Política q3y24
MDB pressiona vereadores para criar CEI da Braskem 1ka3u
Deputado e presidente do MDB em Maceió, Rafael Brito diz que vereadores devem requerimento de Teca Nelma 6w3o6k

Tem sido uma batalha travada pela vereadora Teca Nelma (PSD), em conseguir apenas nove s para instalar a Comissão Especial de Investigação (CEI), na Câmara de Vereadores, para investigar a mineradora Braskem, devido ao afundamento do solo nos cinco bairros – Pinheiro, Bom Parto, Bebedouro Mutange e Farol –, na capital alagoana, além da responsabilidade pelo colapso da mina 18.
No Legislativo, a resistência à instalação da CEI parte, principalmente, dos vereadores aliados ao prefeito de Maceió, JHC (PL), a exemplo de Leonardo Dias (PL), que já se pronunciou contrário às investigações via Comissão, bem como o vereador João Catunda (PP). Também há resistências dos vereadores da bancada do MDB em o requerimento de Teca Nelma. E é justamente no partido que faz oposição a JHC que existe uma pressão para que os vereadores assinem o documento para dar início aos trabalhos.
Em entrevista à reportagem da Tribuna Independente, o deputado federal Rafael Brito (MDB), confirmou que a legenda fechou questão para que os vereadores apoiem a iniciativa de uma CEI contra a mineradora Braskem. Quem não o requerimento, pode ser suspenso das atividades partidárias, segundo o parlamentar.
“O MDB fechou questão em torno da necessidade de criação de uma Comissão Especial para investigar o crime da Braskem. Seguindo o mesmo caminho do PT, também estamos recomendando fortemente que os nossos vereadores assinem o requerimento apresentado pela vereadora Teca Nelma. O vereador que não o fizer, será suspenso das atividades partidárias, podendo inclusive sofrer outras punições. É uma regra bastante clara”, ressaltou o presidente municipal do MDB.
Até o fechamento desta edição, sete vereadores am o requerimento de criação da CEI. São eles: a própria Teca Nelma; o vereador Joãozinho (PSD); Zé Márcio Filho (MDB); Dr. Valmir (PT); Kelmann Vieira (MDB); Fernando Hollanda (MDB) e Gaby Ronalsa (MDB).
No MDB, não am o requerimento: Galba Netto (presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Maceió), Chico Filho (líder do governo de JHC), Luciano Marinho, Brivaldo Marques e Silvânia Barbosa.
Entre os nomes que serão procurados para I estão os dos vereadores do MDB Silvânia Barbosa e Brivaldo Marques. Outro vereador que será convidado a a I é Aldo Loureiro (PP), irmão do deputado estadual Léo Loureiro que é muito ligado ao governador Paulo Dantas.
A Tribuna não conseguiu contato com vereadores do MDB para repercutir o fechamento de questão sobre a CEI da Braskem tratada pelo presidente municipal da legenda, o deputado federal Rafael Brito.
Mais lidas 202b6o
-
1Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série? 5a456y
-
2Maceió
Igreja processa padre suspeito de desviar R$ 3 milhões de projetos 5y1p6w
-
3Ele não vale nada!
Quem é o pai de Sofia em Dona de Mim? Vilão entra em cena nos próximos capítulos da trama 1i6e5i
-
4'Vale a Pena Ver de Novo'
Vilão intenso e revoltado! Como Alexandre morre em 'A Viagem'? 2j124h
-
5Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote 1d6kt