Política q3y24
Lei municipal garante direito da mãe de amamentar em qualquer local de Maceió 363f2i
Desde 2017, Câmara Municipal assegurou às mulheres com filhos a liberdade da amamentação nos espaços fora de casa 5q6w4p

A garantia de direitos da maternidade é um dos principais motivos de celebração no mês em que se comemora o Dia das Mães. A liberdade de amamentar os filhos em qualquer local fora de casa, mesmo sendo um estabelecimento privado, é uma dessas conquistas, assegurada pela Câmara Municipal de Maceió desde 2017.
A lei 6.614 afirma que o estabelecimento que proibir ou constranger o ato da amamentação em suas instalações está sujeito a multa. A medida tem como base a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), de que toda criança tem direito ao aleitamento materno.
Ainda de acordo com o texto, mesmo que existam no local áreas separadas para o aleitamento, a amamentação é “ato livre e discricionário entre mãe e filho”, ou seja, a mulher pode ou não optar por usar tais espaços.
O estabelecimento que descumprir a lei pode ser multado em R$ 500 e, se reincidir, a multa aumenta para R$ 1 mil, valores que serão destinados a propaganda de incentivo ao aleitamento materno.
Agosto Dourado 19716
Outra legislação municipal em favor da amamentação, aprovada pela Câmara em 2024, institui a Semana Municipal do Incentivo ao Aleitamento Materno e cria no calendário do Município o “Agosto Dourado”.
A campanha é realizada anualmente, durante os primeiros dias do mês de agosto, quando também se comemora a Semana Mundial de Incentivo ao Aleitamento Materno.
O objetivo é promover e proteger o direito à amamentação, e divulgar os benefícios do leite materno para a criança. O Município é responsável por realizar ações de incentivo e esclarecimento sobre o tema, além de decorar espaços públicos com a cor dourada.
Mais lidas 202b6o
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote 1d6kt
-
2Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série? 5a456y
-
3Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas” 6ye4
-
4Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas 6l2a30
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia 333048