Política q3y24

JHC reúne secretários e determina que força-tarefa seja reforçada em Maceió 182p4f

Segundo dados da Sala de Monitoramento, choveu 512 mm desde o último sábado, o que equivale a 73% a mais do que o esperado para todo o mês de maio 1x6s4r

Por Secom Maceió 21/05/2025 20h24 - Atualizado em 22/05/2025 00h35
JHC reúne secretários e determina que força-tarefa seja reforçada em Maceió
JHC diz em reunião com secretários que município vai intensificar trabalhos para amenizar os efeitos do temporal em Maceió - Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, e o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Rodrigo Cunha, se reuniram, nesta quarta-feira (21), com secretários municipais para discutir a intensificação das ações de Defesa Civil Municipal e fazer um balanço sobre a situação das áreas de risco durante este período de chuvas intensas em Maceió. JHC determinou que a força-tarefa que atua desde o início do temporal seja reforçada.

“Estamos enfrentando chuvas intensas e atípicas na nossa capital. Nos últimos dias, choveu 73% a mais do que o previsto para todo o mês de maio. Um cenário que colocou todas as nossas equipes em alerta e unidas por um objetivo maior, que é prevenir desastres e preservar vidas. Vamos mais um dia atuar nas ruas da cidade, com olhares e ouvidos atentos às demandas da população, principalmente os que estão em situação de vulnerabilidade social”, pontuou JHC.

O vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Cunha, destacou a importância da mobilização conjunta dos órgãos da prefeitura. "Maceió bateu recorde no volume de chuvas entre as cidades do Brasil nos últimos dias, e esse é um momento de todos darem a mão ainda mais para que a gestão siga dando as respostas de que a população precisa. Por isso, a reunião, liderada pelo prefeito JHC, foi bastante proveitosa. Nossa cidade já avançou muito em ações de prevenção e vamos avançar ainda mais", afirmou.

Segundo dados da Defesa Civil de Maceió, desde sábado choveu 512 mm, o que equivale a 73% do esperado para todo o mês de maio. Nas últimas 24 horas, os pluviômetros da capital alagoana registraram um acumulado de 120 mm. Neste período, o órgão registrou 618 ocorrências, a maior parte delas por deslizamentos de barreiras. Entre os afetados, 144 pessoas ficaram desalojadas e estão na casa de parentes. Já os desabrigados somam oito pessoas e estão no abrigo do município.

A previsão indica continuidade das chuvas até o próximo sábado (24). Para qualquer ocorrência, a população pode acionar a Defesa Civil de Maceió pelo 199 ou 156. E para receber a mensagem de alerta, pode se cadastrar enviando o CEP por mensagem de texto para 40199.