Saúde 5l6r47
Comitivas do Acre e do Japão chegam a Alagoas para conhecer AVC Dá Sinais e Bate Coração x6969
Visitantes estiveram na UPA Jaraguá e nos hospitais Metropolitano e do Coração, em Maceió 2c4y3k

Representantes do Acre e do Japão estiveram em Alagoas, nesta terça-feira (1°), para conhecer de perto os programas AVC Dá Sinais e Bate Coração. As duas iniciativas, criadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), são voltadas à prevenção e ao atendimento ágil de pacientes acometidos por Acidentes Vasculares Cerebral (AVC) e infartos.
Ao longo do dia, as comitivas conheceram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jaraguá, a Central Estadual de Regulação de Leitos, e os Hospitais Metropolitano de Alagoas (HMA) e do Coração Alagoano, localizados em Maceió. Os visitantes acompanharam o funcionamento das equipes responsáveis pelos programas AVC Dá Sinais e Bate Coração, e puderam entender como as estratégias adotadas em Alagoas podem ser replicadas no Acre e no Japão.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância do intercâmbio de conhecimento para que possam entender os protocolos utilizados no Estado, incluindo o uso de tecnologia para aperfeiçoar os atendimentos e os treinamentos contínuos para profissionais da rede pública. “Ficamos muito felizes em compartilhar nossas experiências e saber que nosso trabalho pode servir de modelo para outras regiões e até para outros países”, afirmou.
Pioneirismo 6m1t5u
Alagoas foi pioneiro no país na criação de uma rede de cuidados exclusiva para tratar os pacientes acometidos pelo AVC, conhecido popularmente como derrame. O Programa AVC Dá Sinais foi criado em agosto de 2021 e já beneficiou milhares de alagoanos, por meio de um aplicativo de telemedicina, que agiliza o diagnóstico. Já o programa Bate Coração, criado em 2024, tem como objetivo reduzir o tempo-resposta e otimizar o tratamento efetivo do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).
As delegações do Acre e do Japão elogiaram os resultados dos programas e avaliaram formas de adaptar as estratégias à realidade local. “Saio daqui com um coração grandioso, muito orgulhoso e muito feliz de ter feito esse intercâmbio, atingir minhas expectativas, porque Alagoas é referência nas experiências exitosas. Comprovei que aqui se faz a diferença com o princípio de equidade, dando mais a quem precisa e pensando no cidadão”, enfatizou a coordenadora da Rede de Urgência do Estado do Acre, Lúcia Fátima de Carlos.
Mais lidas 202b6o
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote 1d6kt
-
2Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série? 5a456y
-
3Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas” 6ye4
-
4'Vale a Pena Ver de Novo'
Vilão intenso e revoltado! Como Alexandre morre em 'A Viagem'? 2j124h
-
5Samu
Mulher cai de altura de cinco metros no viaduto do Jacintinho 5g1j9